Matosinhos, Portugal

Out of the Blue

Comunicação

Estratégia

Experiências

Financiamento

Opium

#Cultura

#Gastronomia

#Turismo

Out of the Blue é um evento inovador que se realizou entre os dias 23 e 26 de outubro de 2024 em diversos locais de Matosinhos, com o objetivo de discutir o futuro da alimentação proveniente do Oceano e posicionar a costa do Norte de Portugal como destino privilegiado para o turismo gastronómico e sustentável.

Reunindo uma comunidade diversificada de pensadores, cientistas, chefs, investigadores e empreendedores interessados na sustentabilidade do Oceano, nova economia azul e turismo do futuro, o evento teve como lema “A resposta está no Oceano“.

 

O programa Out of the Blue foi organizado em diversas iniciativas, que decorreram ao longo de quatro dias:

As Experiências combinaram a exploração da geografia e gastronomia de Matosinhos através de roteiros e visitas sobre alimentação e a sustentabilidade do Oceano. Durante os três dias, os participantes tiveram a oportunidade de explorar locais emblemáticos de Matosinhos, como o Terminal de Cruzeiros, o CIIMAR, a Lota de Matosinhos ( Docapesca ) e as fábricas de conservas. Todas as visita foram guiadas por especialistas, oferecendo uma imersão na rica diversidade gastronómica da região.

As Conversas abordaram temas como gastronomia atlântica, economia azul, turismo sustentável e futuro do Oceano. Estes momentos, todos realizados no Mercado de Matosinhos, contaram com oradores de diferentes origens e áreas do conhecimento, incluindo chefs, investigadores, nutricionistas, empresários e jornalistas. A cada conversa esteve também associada uma degustação de produtos relacionados com a temática abordada.

Ao pôr do sol, a experiência imersiva Under the Blue projeções transformou as paredes do Mercado num oceano digital, com imagens de peixes, corais e outros elementos, transportando os visitantes para o mundo subaquático e sensibilizando para a importância da preservação do Oceano.
A animação musical ( Batô Lounge ) que acompanhou a projeção imersiva transformou o Mercado num ponto de encontro para os participantes prolongarem a sua experiência no Out of the Blue até ao final do dia, enquanto desfrutavam de um cocktail inspirado no mar ou de um jantar no Mercado com os melhores produtos locais.

No último dia celebrou-se o Grande Arraial do Peixe de Matosinhos, um vibrante evento de rua que celebrou a cultura e a gastronomia locais com música e animação, proporcionando uma experiência comunitária e festiva. O evento decorreu numa parte da Rua Heróis de França. O peixe, pescadores e restaurantes de Matosinhos foram homenageados, numa celebração do melhor peixe do mundo e da melhor cidade para o comer.

 

Promovido pela Opium e produzido pela Local Heroes com o apoio do Turismo de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos,